terça-feira, 5 de agosto de 2008

Ler é preciso

É fato que nos dias atuais é possível ler coisas na Web com a mesma qualidade da programação da TV aberta brasileira aos domingos. Isso está estreitamente relacionado às URLs que o seu browser e leitor de feeds estão renderizando. O pior de tudo é que a Web não pára para manutenção dos equipamentos às 03:00 da madrugada. É difícil achar entretenimento pertinente nestes dois meios.



Às vezes sinto a necessidade de ler textos mais rebuscados para melhorar meu vocabulário e para fazer o macaco aqui usar a, subutilizada, ferramenta denominada cérebro. Para tanto fui até a biblioteca procurar algo para consumir ( leia-se ler ). A biblioteca mais próxima só tem livros técnicos e relacionados a matemática e computação. Com objetivo de manter a sanidade eu procurei a prateleira com os livros menos técnicos disponíveis (estilo "ciência para leigos").



Elegi o livro intitulado "O advento do algoritmo" (David Berlinski) como o texto a ser degustado. O slogan é "A idéia que governa o mundo", puxa (pensei) é mesmo Dr. Berlinski? Esse cara já escreveu "A Tour of the Calculus" e afirma que o Cálculo é a idéia que embasa a ciência moderna e, em complemento, disse que o Algoritmo é a idéia de um procedimento efetivo que tornou o mundo moderno possível. Como estava chovendo e eu tinha esquecido o meu guarda-chuva, comecei a ler o livro na biblioteca.



O Cálculo diferencial e integral é um conjunto de ferramentas para resolver alguns problemas da física macroscópica (se é que eu posso afirmar isso). Já os algoritmos são conjuntos finitos de instruções para um propósito bem definido. Inclusive para resolver os problemas relacionadoas a Física. Eu não sei ao certo o quão abstrato o Cálculo é para a Matemática, mas o Cálculo Numérico permite que tal ferramenta seja utilizada em um computador, pois nossos computadores estúpidos AINDA não são capazes de resolver problemas analiticamente com eficiência.

Esta discussão me prendeu a atenção e o autor ainda promete descrever as principais obras de Leibniz, Gödel, Hilbert e Turing. Vou ficar menos tempo no blog do São Paulo Futebol Clube nos próximos dias :-).

Nenhum comentário: