quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Evolução?

Dados os estragos que estamos fazendo nesse planeta ímpar, acredito ser inevitável começarmos a fazer simbiose entre humanos e máquinas. Céticamente isso pode ser chamado de evolução. O ritmo das mudanças geofísicas do planeta é muito maior que a capacidade de adaptação, dos seres vivos, as novas condições. Acredito que este processo de exploração desenfreada dos recursos naturais desse planeta só será freado quando ocorrer uma tragédia de ordem planetária. Tsunamis que matam 180 mil e tornados que destroem cidades inteiras não são suficientes para mudar a visão de 6 bilhões de seres egoístas, nos quais me incluo. Tem que acontecer algo grande!


Enquanto temos água, comida e oxigênio para a maior parte dos ilustres moradores dessa "bola viva" seguimos nos "desenvolvendo". Alguns acreditam que o desafio atual é colocar um robô dentro de todas as residências desse grande cortiço. Assim como os computadores nos primórdios, os robôs domésticos não implementam grandes funcionalidades, tipicamente são utilizados para interagir com crianças e fazer trabalhos específicos como, por exemplo, aspirar o chão. Contudo, existem previsões que em 2040 teremos processadores com o mesmo poder de processamento de um cérebro humano e em 2050 serão produzidos processadores com a capacidade de todos os 6 bilhões de cérebros que habitam este planeta. Segundo Ray Kurzweil , em 2055 um computador de $ 1.000,00, mangos americanos, terá tanta capacidade de processamento quanto todo os cérebros humanos juntos (Scientific American N. 25 - Seu futuro com robôs). Se isso acontecer, os robôs começaram a ficar mais interessantes.

Obviamente a inteligência está relacionada a combinação da capacidade de processamento, à capacidade de armazenamento e aos algoritmos de aprendizagem de máquina , em complemento, a autonomia está sujeita as fontes de energia. Evolução sim, máquinas podem funcionar em lugares inóspitos com, por exemplo, cidades com a altos indices de poluição, altas temperaturas e até embaixo d'água. Nós somos estúpidos? Eu diria que existe uma severa ausência de inteligência. Temos que reescrever as regras...

Nenhum comentário: